FESTin e o Cinema Lusófono

Posted by f. in , , , , ,


No âmbito da Semana Cultural CPLP 2010, realiza-se de 4 a 9 de Maio no Cinema São Jorge, um ciclo de cinema lusófono com a designação "FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa".

[...]
Trata-se de um evento com o objectivo de fomentar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural nos países lusófonos, bem como contribuir positivamente para a divulgação da cinematografia Lusófona.

Nos seis dias de exibição serão apresentadas as mais actuais as produções cinematográficas dos Estados-membros da CPLP.

O filme "O Jardim de Outro Homem" (na imagem) inaugurará o ciclo de cinema do FESTin, uma produção dirigida por Sol de Carvalho. Esta primeira longa-metragem de ficção moçambicana foi galardoada pelo prémio "Pan African Award Best Feature" no "Festival du Film Panafricain de Cannes" e "Festival des Afrique e des Illes". Outro filme moçambicano a ser exibido será "O Paraíso Perdido de África" (Gorongoza), uma produção da National Geographic, vencedora de dois prémios no Festival de Filmes de Turismo de Riga (Letónia).

De produção brasileira apresentadas: "Foliar Brasil", realizado por Carolina Paiva, "O grão- Petrus Cariry" e "Travessia", de João Batista de Andrade.

O documentário "Luto como Mãe", é obra de Luís Carlos do Nascimento, que chegou a participar no elenco do premiado filme "Cidade de Deus".

A mostra de cinema caboverdiano contará com o docdrama "Contract", do realizador Guenny K Pires, que estará presente no evento.

O FESTin conta também na sua programação, as recentes produções: "O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos", com participação do realizador Jorge António, e "Luanda a Fábrica da Música", ambos co-produzidos com realizadores angolanos.

No dia do encerramento e entrega de prémios, a 7 de Maio (sexta-feira), será apresentado o documentário "Contratempo", realizado pela actriz brasileira Malu Mader e para além das exibições dos filmes, estão previstas duas mesas de discussão: “A cooperação cinematográfica na lusofonia” e “Festival de cinema como fonte de atracção para o turismo.”

Serão ainda realizados dois workshops: “Documentário para TV – Um novo modo de produção”, ministrado por Claufe Rodrigues (Rede Globo) e “Videoperformance – ARTE VJING”, ministrado por Calebe Pimentel.

As sessões acontecem de terça a quinta-feira às 19h e 21h.
Sexta-feira, Sábado e Domingo às 19h.


Toda a programação detalhada da Semana Cultural CPLP em:
http://semanacplp.sapo.pt
http://www.cplp.org/Default.aspx?ID=2215

Fonte: CPLP.org

This entry was posted on segunda-feira, 3 de maio de 2010 at segunda-feira, maio 03, 2010 and is filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário