Hot Clube volta à Praça da Alegria

Posted by F. F. in ,

Hot Clube de volta, uns números abaixo
por Luís Leal Miranda, publicado em 15 de Abril de 2010


Pergunta para queijinho azul (categoria Geografia): Qual o número de porta do Hot Clube de Portugal? Se respondeu 39, então perdeu. Mas a pergunta tem rasteira. Durante mais de 60 anos, o 39 da Praça da Alegria foi morada para a sala de concertos do mais antigo clube de jazz português. Mas o incêndio, a 22 de Dezembro do ano passado, inutilizou o prédio histórico e o Hot viu-se obrigado a mudar de endereço. Sem residência fixa durante quase quatro meses, o clube de jazz conheceu ontem a sua nova morada apenas uns números abaixo da antiga: Praça da Alegria, números 47-49. Mantém o código postal.

A decisão foi anunciada ontem depois de uma reunião da Câmara Municipal de Lisboa em que foi aprovada a proposta da vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto. Segundo essa proposta os números 47 e 49, propriedade da câmara, vão ser cedidos para albergar a sede do clube de jazz. O espaço é uma antiga loja entre a pastelaria Estrela da Alegria e a Electro Luso Alegria, estabelecimento dedicado à venda de acessórios para automóveis. Situada perto do Cabaret Maxime, o espaço é um pouco maior que o do edifício agora devoluto e inclui um pátio.

"Estamos muito contentes por termos conseguido", disse à agência Lusa a directora do Hot Clube, Inês Homem Cunha, "falta assinar o protocolo para voltar a pôr o Hot a mexer".

Para ajudar a reerguer o clube, a autarquia irá transferir 200 mil euros. "Importa assegurar a retoma e criar condições para a continuidade da programação do Hot Clube de Portugal, assegurando o desenvolvimento das suas actividades com regularidade e estabilidade", lê-se na proposta da vereadora socialista.

A direcção do Hot já tem um projecto de remodelação do espaço cedido, obra a cargo do atelier de arquitectura dos irmãos Aires Mateus. Falta marcar uma data para a assinatura do protocolo e início das obras.

O que resta da sala de concertos original, edifício classificado como imóvel de interesse municipal (o tal número 39), não vai ser recuperado. Depois do incêndio, a estrutura do prédio ficou gravemente danificado e este será demolido até Maio, mantendo-se a fachada.

Depois do incêndio de 22 de Dezembro vários concertos foram cancelados. O Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade, serviu de palco provisório para alguns músicos mas a conversão definitiva em nova casa do jazz nunca agradou aos responsáveis do Hot. Aquele que é tido como um dos clubes de jazz mais antigos da Europa volta a ter morada 113 dias depois do fogo.

Fonte: ionline.pt

This entry was posted on sexta-feira, 16 de abril de 2010 at sexta-feira, abril 16, 2010 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário