Consultório Sentimental da Maria Sabedoria

Posted by C. in

Dez conselhos dos grandes pensadores
CONSULTÓRIO DA SABEDORIA
Tem medo da morte? O seu estado de espírito altera-se com facilidade? Acha que é feio? Seja qual for a sua inquietação, filósofos dos últimos 3000 anos já reflectiram sobre o assunto.
In Revista Super Interessante, Nº143, Março 2010, pp. 66-69

Considero-me mal pago
Responde Nietzsche: "Não admira! O salário é a arma moderna da escravidão. Se não se envergonha de ser utilizado como engrenagem numa máquina e acredita que pode remediar tudo à custa da sua própria angústia e a troco de um ordenado mais elevado, então vamos lá falar de servilismo." (A Gaia Ciência)

Estou sempre aborrecido
Responde Schopenhauer: "Tanto melhor! O aborrecimento ajuda a dissipar uma ilusão que cega a maioria dos homens: o caminho para a felicidade. Não vos dais conta de que a hora do tédio chega quando o desejo é satisfeito?" (O Mundo como Vontade e Representação)

Sinto uma grande atracção
Responde Sócrates: "Nesse caso, ceda ao desejo, pois corre o risco de se tornar ainda maior, passando de simples necessidade a um verdadeiro tormento. Assim, deixe-se ir, mas não se esqueça de que, uma vez consumado, o desejo renascerá e tornar-se-á insaciável." (O Banquete)

Só acredito no que vejo
Responde Santo Agostinho: "Não se trata de um acto de sabedoria, mas de uma desconfiança abominável. Se não acreditarmos naquilo que não vemos, se negarmos os desejos aos homens porque escapam ao nosso olhar, reinará tal desordem na sociedade que tudo ficará virado do avesso." (Confissões de Santo Agostinho)

Ninguém me leva a sério
Responde Confúcio: "É porque fala demais. Não fale bem de si próprio, pois não o acreditarão; nem mal, pois não acreditarão muito. O homem perfeito fala pouco. O silêncio é um amigo que nunca nos atraiçoa."

Tenho uma aparência horrível
Responde Kant: "Qualquer crítico de gosto é unicamente contemplativo, e não faz mais do que vincular a sua natureza como um sentimento de prazer ou de pena. Esse critério de gosto não representa, pois, um critério de conhecimento e não é, por conseguinte lógico. Refere-se apenas a uma pura e simples interpretação." (Crítica da Razão Pura)

Não posso fazer nada para mudar o mundo
Responde Hans Jonas: "Nada mais falso. Uma ascese da moderação livremente consentida por cada um de nós pode permitir ao conjunto da humanidade evitar o pior." (O Princípio Vida - Fundamentos para uma Biologia Filosófica)

Não consigo decidir-me a casar
Responde Kierkegaard: "Paciência. Encontra-se apenas numa fase estética do amor. Mais avançada do que a simples aventura, em que apenas se procura a si próprio no outro, a fase estética é a da indecisão caprichosa, quando o rosto da pessoa amada ainda pode ser decifrado noutro rosto. O casamento só é exequível na etapa seguinte, a fase ética do amor, a da escolha ponderada." (Estética e Ética)

Receio a morte
Responde Epicuro: "É estúpido afligir-se por a morte nos esperar, pois trata-se de algo que, depois de chegar, já não nos pode fazer mal. Habitue-se a pensar que a morte não é nada: enquanto estamos vivos, não faz parte dos nossos desígnios; quando estamos mortos, já deixámos de existir. Estúpido é aquele que declara recear a morte, não por ser assustadora quando chega, mas por ser assustador esperá-la."

Sinto vergonha de mim
Responde Sartre: "Isso acontece porque a imagem que oferece aos outros é determinada pela falsa convicção de que está sempre a ser julgado pelas pessoas que o rodeiam. Quando eu faço um gesto grosseiro ou vulgar, esse gesto fica comigo, sem que eu o julgue. Todavia, se o Outro me viu, tomo consciência da vulgaridade do gesto e então, sim, sinto vergonha." (Huis Clos)

This entry was posted on domingo, 14 de março de 2010 at domingo, março 14, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário