Alice no País de Hollywood

Posted by Actia in ,


Só chega aos cinemas no início de Março, mas 'Alice no País das Maravilhas', de Tim Burton, é um dos filmes mais aguardados de 2010. Não se trata de uma nova adaptação literal da obra de Lewis Carroll, mas sim da visão pessoal do realizador de 'Eduardo Mãos de Tesoura' do mundo 'nonsense' criado por ele.

Sob a direcção de Tim Burton, Johnny Depp já teve tesouras nos dedos (Eduardo Mãos de Tesoura), realizou filmes série Z (Ed Wood), perseguiu cavaleiros decapitados (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça), foi o dono excêntrico de uma fábrica de chocolate (Charlie e a Fábrica de Chocolate), um boneco animado imagem a imagem (A Noiva Cadáver) e um barbeiro vitoriano degolador de clientes (Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street).

Em Alice no País das Maravilhas, o novo filme de Burton, que se estreia em Portugal no dia 4 de Março, Depp é um chapeleiro. Atenção: não um chapeleiro qualquer, mas sim o Chapeleiro Louco criado por Lewis Carroll, e que Depp compõe com uma farta juba cor de laranja e uma maquilhagem branca de morto- -vivo. "Ele é completamente passado", comentou o actor.

Tutelado pela Disney, onde Burton iniciou a sua carreira nos anos 80, o filme faz parte do investimento do estúdio no 3D (Tim Burton rodou-o todo primeiro em 2D e depois transferiu-o para aquele formato).

Escrito por Linda Woolverton (A Bela e o Monstro, O Rei Leão), o filme não é mais uma adaptação do clássico de Carroll, pois apanha Alice com 19 anos, a ser pedida em casamento e esquecida das aventuras que viveu no País das Maravilhas. Ao qual terá de voltar, para o salvar dos perigos que o ameaçam.

Burton quis que o filme "fosse mais uma história sólida do que uma paisagem e uma sucessão de acontecimentos estranhos". Pelo que não só foi beber ao famoso poema Jabberwocky, também de Carroll, como fez evoluir Alice (a australiana Mia Wasikowska) de adolescente espantada para guerreira com armadura e tudo.

O realizador decidiu fazer Alice no País das Maravilhas por "não ter gostado de nenhuma das adaptações anteriores". Em Março, descobriremos o resultado da visita do lúgubre Tim Burton à terranonsense de Carroll. E veremos quão louco é o Chapeleiro de Johnny Depp.

Texto: Eurico de Barros
in Diário de Notícias | 18 de Janeiro de 2010

This entry was posted on segunda-feira, 18 de janeiro de 2010 at segunda-feira, janeiro 18, 2010 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comentários

Estou ansiosa por ver o filme.

21 de janeiro de 2010 às 00:58

Enviar um comentário