Em breve, série "Grandes Livros" na RTP2

Posted by TELEMAQUIA in

A transmissão e o aguçar do gosto pela leitura junto do público, nomeadamente dos mais jovens, é o objectivo da série "Grandes Livros", a estrear sexta-feira na RTP2 e divulgada hoje em Lisboa."Criar algo muito apelativo que fomentasse o entusiasmo e aguçasse o gosto pela leitura do público em geral e dos jovens em particular é o objectivo da série, a estrear com "Os Maias" de Eça de Queiroz sexta-feira às 21:00 depois do Jornal 2, quando a audiência da RTP "é maior", disse o director da RTP2, Jorge Wemans, na apresentação da série, realizada hoje em Lisboa.
"Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, e "O Delfim", de José Cardoso Pires são, respectivamente, o segundo e terceiro episódios de um total de 12 que compõem a série - cuja transmissão sofrerá apenas um interregno na sexta-feira santa - em que serão lidos excertos das obras mas também abordados "registos documentais, biográficos e históricos sobre os autores e sua época", referiram ainda Jorge Wemans e Paula Moura Pinheiro, sub-direcora do canal.
"Os Lusíadas", de Luís de Camões", "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco, "Navegações", de Sophia de Mello Breyner, "Sermão de Santo António aos Peixes", do padre António Vieira, "Aparição", de Vergílio Ferreira, "Livro do Desassossego", de Fernando Pessoa, "Sinais de Fogo", de Jorge de Sena, "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, e "Mau tempo no canal", de Vitorino Nemésio são os restantes livros abordados na série.
Questionado pela Lusa sobre qual o critério que norteou a escolha dos autores, Jorge Wemans disse ter havido "a preocupação" de todos os seleccionados estarem "de uma forma ou de outra presentes nos programas escolares", para que " de uma forma lúdica e apelativa, mas não de menor qualidade ou rigor, os jovens ganhem gosto pela leitura e pelas interrogações daqueles autores que continuam actuais nos nossos dias".
Cerca de 50 professores, ensaístas, críticos - entre os quais pontuam os nomes da ex-ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, do reitor da Universidade Aberta, Carlos Reis, do historiador e professor universitário Fernando Rosas, da escritora e directora da Casa Fernando Pessoa, Inês Pedrosa, e os escritores Rui Zink ou Francisco José Viegas - "analisam e relêem" as obras dos autores cuja vida, narrativas e enredos são narrados pela voz de Diogo Infante.
Produzida pela Companhia das Ideias e realizada por João Osório, a série "Grandes Livros" é, segundo Jorge Wemans, um dos programas que a "RTP em geral e a 2 em particular" devem "vir a disponibilizar "da forma mais abrangente e gratuita possível".
Daí que além de referir a possibilidade de vir a ser disponibilizada nos canais aberto e nos de cabo da RTP, o director do canal público admita também que venha a ser editada em DVD.
Jorge Wemans admite ainda a possibilidade de a série vir a ser facultada a escolas de ensino secundário, universidades ou ao Instituto Camões, para poder ser aproveitada pelos diversos leitorados portugueses.
Questionado pela Lusa sobre se a iniciativa vai ser alargada a outros escritores ou outras áreas artísticas, Jorge Wemans não inviabiliza essa possibilidade, adiantando, porém, que o canal tem "neste momento em preparação uma série documental sobre o Património da Humanidade em Portugal".

CP.

Fonte: tv1.rtp.pt

Um abraço ao Fernando, que ainda vai pondo os dedos nos "Grandes Livros".

This entry was posted on quarta-feira, 25 de março de 2009 at quarta-feira, março 25, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário