O Ocidente perdeu a vontade de viver

Posted by Correspondente in

Despedida (fr. 94 PLF)

 
Morrer, é isso que quero: não estou a fingir.
Ela despedia-se de mim com muitas lágrimas


E ainda me disse
“Ai, que coisas terríveis nós sofremos,
Ó Safo! É contra a minha vontade que te deixo.”

A ela respondi estas palavras:
“Vai, sê feliz e lembra-te
de mim. Pois sabes como te amei.

Se não sabes, quero eu agora
recordar-te…
…as coisas belas que experimentámos.

Com muitas grinaldas de violetas
e de rosas e de açafrão conjuntamente
… tu punhas ao meu lado;

e muitas grinaldas entretecidas
atiraste em torno do meu macio pescoço,
grinaldas entretecidas com flores;

e com abundante… perfume
floral…
digno de uma rainha te ungiste;

e numa cama macia
suave…
satisfazias o desejo…

e não havia…
altar…
de que estivéssemos ausentes;

nem bosque…dança
…som.


Safo; trad. Frederico Lourenço

Quem, ó Safo, que cantavas o amor,
a família, a amizade, a beleza e o respeito,
te destruiu a obra?

This entry was posted on segunda-feira, 10 de maio de 2010 at segunda-feira, maio 10, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário