Quando oiço o senhor, lembro-me de um balde de merda.

Posted by Correspondente in ,

Hoje, dia 30 de Março de 2010, entre as 14:00 e as 15:00, um indivíduo dotado de uma enorme estupidez, disse aos microfones da rádio Antena 3 que o Padre Amaro lhe fazia lembrar o Padre Frederico.

Vamos devagar, pois a imbecilidade é tanta que o leitor poderá ficar confuso.


1 -Em que contexto ocorreu este comentário?

Após sair do ar a música Resistir à Tentação, música da autoria de Sam The Kid, com as participações de Pacman e SP, que integra a banda sonora do filme O Crime do Padre Amaro, o mesmo que ofereceu Soraia Chaves ao cinema português.


2- Quem é Padre Amaro?

Resumindo, pois até o resumo basta para reconhecer a ignorância deste "radialista", Amaro é uma personagem queirosiana; religioso que se envolve fisicamente com a jovem sensual Amélia. Claro que a personagem de Amaro é bem mais profunda, mas esta definição parece-nos suficiente para o caso.

A obra de Eça de Queiroz foi adaptada, não vamos discutir se bem se mal, ao cinema por Carlos Coelho da Silva. Apesar das alterações elaboradas pelo realizador, Amaro (Jorge Corrula) é um padre que se envolve fisicamente com uma mulher, a jovem sensual Amélia (Soraia Chaves).


3 - Quem é Padre Frederico?

No início dos anos 90, o padre Frederico Cunha foi acusado de violar e matar um jovem de 15 anos. O próprio bispo do Funchal, D. Teodoro Faria, admitiu que o padre em questão teria praticado actos pedófilos. Foi condenado a 13 anos de prisão. Numa saída precária, fugiu para o Brasil.


4- Compreenderá este indivíduo a diferença entre ficção e realidade?

Creio que não. Isso é algo muito complicado para uma mente tão medíocre.


5 - Onde estão as semelhanças entre as "biografias" destes dois padres?

Não as encontro.


6 - Estaria o "radialista" a referir-se a semelhanças físicas?

Bem, o Amaro do Eça celebrizou-se pela sua fraqueza física.
O Amaro do filme, Jorge Corrula, dizem-no um sex-symbol cá da pátria.
O Padre Frederico caracterizava-se pela sua cara rechonchuda e por um corpo com uns quilos a mais.


7 - Perante a ausência de semelhanças, porque razões o "radialista" da Antena 3 se lembra do Padre Frederico quando lhe é referido o Padre Amaro?

Penso que podemos especular sobre tamanha parvoíce; porque para ele:
- violar e assassinar menores é igual à paixão entre um homem e uma mulher, sendo ambos crimes.
- violar e assassinar menores é tão compreensível como um homem se apaixonar por uma mulher.


A Antena 3 é uma rádio pública, sendo os seus profissionais pagos com o dinheiro dos portugueses. Este funcionário, profissional só da burrice, ofendeu a cultura portuguesa, ofendendo o livro de Eça de Queiroz e o filme de Carlos Coelho da Silva. Não sendo isto suficiente, comparou, igualando, a paixão ao assassínio de um menor, e o desejo à violação de um menor.

Segue uma cartinha para o senhor Provedor do Ouvinte...

This entry was posted on terça-feira, 30 de março de 2010 at terça-feira, março 30, 2010 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comentários

com aviso de recepção

31 de março de 2010 às 21:09

Enviar um comentário