Mestranda, mestranda, quem és tu?

Posted by C. in

Segundo Neuenschwander, a identidade corresponderá a um conceito multifacetado, resultante de processos de identificação, reflexão e adaptação, e representado na memória sob a forma de esquemas mentais que se organizam em torno de cinco categorias de conteúdos – o elemento pessoal, o meio social, os objectos materiais, as convicções abstractas e as acções. (cf. Desenvolvimento e Identidade na Adolescência, Lisboa, Almedina, 2004)

Exemplificação da construção identitária ao nível das convicções abstractas:
"Eu sou Cristã e acredito... no Socialismo."


Sobre a relação entre as duas premissas, atente-se agora na análise [literária] de C.B., a propósito [da escrita] do autor da Utopia:

"A própria doutrina de Cristo será revisitada por More, impregnada de um comunismo embrionário e ideal: «Mas para igualdade: que, neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que, também, a sua abundância, supra a vossa falta, e haja igualdade. Como está escrito: O que muito colheu, não teve demais; e, o que pouco, não teve de menos» (II Coríntios, 8: 14-15, Bíblia Sagrada)."

This entry was posted on quinta-feira, 21 de janeiro de 2010 at quinta-feira, janeiro 21, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário