Cruzeiro Seixas - exposição na Universidade de Lisboa

Posted by Actia in ,


' A Paisagem Exteriormente / a paisagem exterior mente '




Cruzeiro Seixas Tapeçaria e Desenho Inaugura: 18 Novembro: 17h
Até 29 Janeiro 10
Átrio da Reitoria

#
Por ocasião da Cerimónia de Abertura do Ano Académico 2009/2010, vai ser inaugurada a exposição Tapeçaria e Desenho, de Cruzeiro Seixas. Em 1973, no nº 4 de Phases, Mário Cesariny faz o elogio de Cruzeiro Seixas: "A única personalidade entre nós capaz de transpor para a 2ª metade do século, magnificando-a, a herança plástica e erótica legada pelo surrealismo dos anos 30."
Em Portugal, o Surrealismo é considerado tardio e foi principalmente conduzido até aos nossos dias pelas mãos de Cesariny e de Cruzeiro Seixas. Coincidentemente celebram-se os 50 anos da primeira comunicação do Grupo Surrealista. A Afixação Proibida, lida na sessão O Surrealismo e o seu público em 1949 e que funciona como um manifesto onde os surrealistas expõem as suas concepções artísticas e os seus pontos de vista perante a intervenção na sociedade.


Fonte: Agenda Lx, Novembro
#

This entry was posted on segunda-feira, 23 de novembro de 2009 at segunda-feira, novembro 23, 2009 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário