Portugal vs. Alemanha

Posted by F. F. in ,

[...] Ora, e jogando com rácios, na Alemanha, onde o Latim é a terceira língua mais estudada, depois do Francês e do Inglês, na França, na Bélgica, na Holanda, na Espanha e na Itália, 100 em cada 10.000 cidadãos estão a estudar Línguas Clássicas no ensino pré-universitário; em Portugal haverá 1.
Na Alemanha há quase 800.000 estudantes de Latim no ensino pré-universitário, e, pela mesma rácio, Portugal devia caminhar para os 80.000; para descanso da consciência nacional, ainda bem que o avanço tecnológico do serviço de estatísticas da tutela não consegue dar-nos os números num simples click, mesmo quando a contagem seguramente não chega ao milhar.
Quer dizer, quando nos queixamos da decalagem económica entre Portugal e o resto da Europa, que é de dois dígitos, estamos a esconder a vergonha da decalagem cultural e educacional, que é de largos três dígitos. [...]


Excerto da audiência concedida pela Comissão Parlamentar de Educação no dia 06 de Fevereiro de 2007.

This entry was posted on quarta-feira, 3 de junho de 2009 at quarta-feira, junho 03, 2009 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário