Estrelas de papel: livros de astronomia dos séculos XIV a XVIII

Posted by C. in



Integrada nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, que se celebra em 2009, a Biblioteca Nacional de Portugal organiza uma exposição em que pela primeira vez será apresentado um conjunto fundamental das obras mais emblemáticas da história da astronomia, manuscritas e impressas. Uma oportunidade rara para conhecer um património cultural que revela a evolução da mais antiga das ciências exactas – a Astronomia – e testemunhar o fascínio que o espectáculo da abóbada celeste exerceu em todos os povos e culturas, nas suas expressões tanto científicas como estéticas.
Constituída por quatro núcleos documentais, complementados por alguns instrumentos astronómicos de época, a Exposição começa por apresentar os Antecedentes da Revolução Astronómica, com obras de Ptolemeu, Sacro Bosco, Afonso X, Regiomontano e Pedro Apiano, entre outros, mostrados através de manuscritos de Alcobaça, códices árabes, incunábulos e edições do século XVI. Em A Revolução Astronómica mostram-se raras edições de autores célebres como Copérnico, Tycho Brahe, Galileu, Kepler, Riccioli, Hevelius e Newton. Um núcleo dedicado aos Atlas Celestes reúne os exemplares mais significativos da evolução da representação das constelações, estrelas, planetas e cometas desde o século XV, com a sua enorme riqueza iconográfica. Como último núcleo, A Astronomia em Portugal exibe impressos e manuscritos de autores portugueses entre os quais Pedro Nunes, Sardinha de Araújo, Manuel Bocarro, Castro Sarmento, Eusébio da Veiga e Monteiro da Rocha, assim como edições portuguesas de autores estrangeiros. 

Notícia na Antena 1

Edições relacionadas
O Catálogo da exposição, com o mesmo título, recolhe e apresenta o rico património documental exibido na exposição, sendo amplamente ilustrado para evidenciar o interesse científico das peças assim como a grande qualidade das representações cosmográficas e de instrumentos astronómicos de excepcional valor estético. Integra, ainda, estudos sobre aspectos relevantes da História da Astronomia, por académicos portugueses. 
A BNP edita em fac-símile a obra de Manuel Bocarro, Tratado dos cometas que appareceram em Novembro passado de 1618, publicado em Lisboa, por Pedro Craesbeeck, em 1619, que testemunha a existência e circulação de correntes intelectuais não aristotélicas em Portugal e o seu surgimento aquando dos debates cosmológicos das primeiras décadas do século XVII. O fac-símile é publicado conjuntamente com um estudo de Henrique Leitão.

É, ainda, editada uma colecção de 12 postais reproduzindo imagens das representações mais significativas dos astros, da abóbada celeste ou de actividades e instrumentos astronómicos.


Evento complementar da Exposição, organizado pela BNP e pelo Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, as Jornadas reunirão os nomes mais relevantes da comunidade científica nacional que, em Portugal ou no estrangeiro, se dedicam à História da Astronomia. A sessão será aberta ao público em geral.

Fonte: bnportugal.pt

This entry was posted on sexta-feira, 29 de maio de 2009 at sexta-feira, maio 29, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

2 comentários

O Professor Henrique Leitão sublinha a importância da colaboração dos latinistas na investigação da História da Ciência.

Boas notícias para os estudantes de latim. :)

29 de maio de 2009 às 10:29

ROMANES EUNT DOMUShttp://www.youtube.com/watch?v=IIAdHEwiAy8"CENTURION: What's this, then? 'Romanes Eunt Domus'? 'People called Romanes they go the house'?

BRIAN: It-- it says, 'Romans, go home'.

CENTURION: No, it doesn't. What's Latin for 'Roman'? Come on!

BRIAN: Aah!

CENTURION: Come on!

BRIAN: 'R-- Romanus'?

CENTURION: Goes like...?

BRIAN: 'Annus'?

CENTURION: Vocative plural of 'annus' is...?

BRIAN: Eh. 'Anni'?

CENTURION: 'Romani'. 'Eunt'? What is 'eunt'?

BRIAN: 'Go'. Let--

CENTURION: Conjugate the verb 'to go'.

BRIAN: Uh. 'Ire'. Uh, 'eo'. 'Is'. 'It'. 'Imus'. 'Itis'. 'Eunt'.

CENTURION: So 'eunt' is...?

BRIAN: Ah, huh, third person plural, uh, present indicative. Uh, 'they go'.

CENTURION: But 'Romans, go home' is an order, so you must use the...?

BRIAN: The... imperative!

CENTURION: Which is...?

BRIAN: Umm! Oh. Oh. Um, 'i'. 'I'!

CENTURION: How many Romans?

BRIAN: Ah! 'I'-- Plural. Plural. 'Ite'. 'Ite'.

CENTURION: 'Ite'.

BRIAN: Ah. Eh.

CENTURION: 'Domus'?

BRIAN: Eh.

CENTURION: Nominative?

BRIAN: Oh.

CENTURION: 'Go home'? This is motion towards. Isn't it, boy?

BRIAN: Ah. Ah, dative, sir! Ahh! No, not dative! Not the dative, sir! No! Ah! Oh, the... accusative! Accusative! Ah! 'Domum', sir! 'Ad domum'! Ah! Oooh! Ah!

CENTURION: Except that 'domus' takes the...?

BRIAN: The locative, sir!

CENTURION: Which is...?!

BRIAN: 'Domum'.

CENTURION: 'Domum'.

BRIAN: Aaah! Ah.

CENTURION: 'Um'. Understand?

BRIAN: Yes, sir.

CENTURION: Now, write it out a hundred times.

BRIAN: Yes, sir. Thank you, sir. Hail Caesar, sir.

CENTURION: Hail Caesar. If it's not done by sunrise, I'll cut your balls off.

BRIAN: Oh, thank you, sir. Thank you, sir. Hail Caesar and everything, sir! Oh. Mmm! Finished!

ROMAN SOLDIER STIG: Right. Now don't do it again."

31 de maio de 2009 às 14:10

Enviar um comentário