Esparguete à bolonhesa

Posted by TELEMAQUIA in

-
Dez anos depois da assinatura da Declaração de Bolonha, em Junho de 1999, Portugal está no Top 5 - a par de Dinamarca, Suécia, Irlanda e Escócia – de países que cumprem todas as exigências que prevêem a transformação completa dos seus sistemas de ensino superior até final de 2010. Os resultados, divulgados em Abril, na conferência internacional de Lovaina, Bélgica, apresentam um Portugal bastante “bom aluno” de Bolonha, com notas exemplares nos sistemas de controlo de qualidade e no reconhecimento de graus e mobilidade internacional, sendo que, actualmente, 98% dos cursos das universidades e politécnicos já obedecem a estas regras, prevendo-se que a reforma esteja completa ainda em 2009. Mas os novos cursos continuam “assombrados” com alguma desconfiança pelo mercado de trabalho e por alguns grupos profissionais, que passaram a defender o mestrado como qualificação mínima.

Como estão a funcionar as novas estruturas dos cursos deste novo paradigma educacional? Quanto está a custar ao Estado esta reforma educativa? Quais as principais implicações deste modelo pedagógico no acesso ao mercado de trabalho por parte dos recém-licenciados? Estão os estudantes portugueses aptos para competir no Espaço Europeu de Ensino Superior? Licenciaturas condensadas em 3 anos garantem a qualidade educativa do sistema educativo anterior? Afinal quanto vale um mestrado integrado da “Era Bolonha”?

Estas e outras matérias pertinentes vão ser esclarecidas no debate “Mais e menos Bolonha”, organizado pela FORUM ESTUDANTE, a realizar no Auditório 3 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Cidade Universitária), no dia 12 de Maio de 2009, com início às 10:00h. A entrada para o encontro é livre!

À conversa estarão personalidades ligadas a instituições de ensino superior (José Ferreira Gomes, Professor Catedrático de Química, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Ex Vice-reitor da Universidade do Porto, Álvaro Pina, Professor Catedrático e Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e João Redondo, Presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP)) e a grandes empresas de recrutamento de recursos humanos (Henrique Melo, responsável pela Direcção de Pessoal da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que tem em marcha um programa de recrutamento e formação que acolherá os primeiros licenciados do Processo de Bolonha).

Por último, haverá espaço para perguntas e consequente debate, sendo que na plateia tomarão palavra assistentes muito especiais, tais como Filipe Almeida, Presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Andreia Roberto e Antoiya Stoyanova Georgieva, alunas da Escola Secundária de Vila Real de Santo António (Faro), cuja disciplina de Área do Projecto está subjugada ao tema “Ser Jovem na Europa – A Implementação do Processo de Bolonha a nível Nacional” e Bárbara Seco, Representante do ELO – movimento associativo com participação activa na comunidade estudantil e associativa contra Bolonha da Universidade do Minho.

DEBATE “Mais e o Menos de Bolonha” 12 Maio 2009 PROGRAMA

10:45h – 11:50h Intervenções dos palestrantes
- José Ferreira Gomes, Professor Catedrático de Química, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Ex Vice-reitor da Universidade do Porto;
- Álvaro Pina, Professor Catedrático e Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
- João Redondo, Presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP);
- Henrique Melo, responsável pela Direcção de Pessoal da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que tem em marcha um programa de recrutamento e formação que acolherá os primeiros licenciados do Processo de Bolonha.

11:50h – 12:00h Intervalo

12:00h – 13:00 Debate
- Filipe Almeida, Presidente da Federação Académica do Porto;
- Andreia Roberto e Antoiya Stoyanova Georgieva, alunas da Escola Secundária de Vila Real de Santo António (Faro), cuja disciplina de Área do Projecto está subjugada ao tema “Ser Jovem na Europa – A Implementação do Processo de Bolonha a nível Nacional”;
- Bárbara Seco, representante do ELO – movimento associativo com participação activa na comunidade estudantil e associativa contra Bolonha da Universidade do Minho.

A entrada é livre e limitada ao espaço da sala.

Para informações adicionais, contactar:
Bruna Pereira (Jornalista) – 218854737
Cláudia Cunha (Comunicação) – 218854777

This entry was posted on terça-feira, 12 de maio de 2009 at terça-feira, maio 12, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário