Hwy!

Posted by TELEMAQUIA in

Língua:


O Galês é uma língua celta, da mesma família do Bretão, do Irlandês e do Escocês Gaélico. As suas origens são remotas, mas alguns escolásticos apontam-na como a língua viva mais antiga da Europa. O Galês e o Inglês partilham o mesmo estatuto no País de Gales, onde aproximadamente 1/5 da população fala Galês fluentemente. Em muitas partes rurais do País de Gales pelo menos 7 em cada 10 pessoas fala Galês. Nestas regiões, o Galês é falado como língua do quotidiano, em casa e no trabalho.

As crianças do País de Gales podem aprender Galês na escola e há cursos universitários em que a língua de ensino é o Galês. O Galês falado apresenta dialectos em diferentes partes do país, enquanto o Galês escrito tem a sua forma fixa. Em 1982 foi criado um canal de televisão em Galês, o S4C.

Tem havido um interesse progressivo na aprendizagem desta língua. Os cursos para adultos estão disponíveis um pouco por todo o lado, e alguns centros locais especializaram-se em cursos que recebem estudantes de todo o mundo.

Tradução a partir do folheto "Welcome to Wales - Croeso i Gymru".

This entry was posted on terça-feira, 14 de abril de 2009 at terça-feira, abril 14, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 comentários

Viajar é tão bom! :)

14 de abril de 2009 às 20:56

Enviar um comentário