O Galês é uma língua celta, da mesma família do Bretão, do Irlandês e do Escocês Gaélico. As suas origens são remotas, mas alguns escolásticos apontam-na como a língua viva mais antiga da Europa. O Galês e o Inglês partilham o mesmo estatuto no País de Gales, onde aproximadamente 1/5 da população fala Galês fluentemente. Em muitas partes rurais do País de Gales pelo menos 7 em cada 10 pessoas fala Galês. Nestas regiões, o Galês é falado como língua do quotidiano, em casa e no trabalho.
As crianças do País de Gales podem aprender Galês na escola e há cursos universitários em que a língua de ensino é o Galês. O Galês falado apresenta dialectos em diferentes partes do país, enquanto o Galês escrito tem a sua forma fixa. Em 1982 foi criado um canal de televisão em Galês, o S4C.
Tem havido um interesse progressivo na aprendizagem desta língua. Os cursos para adultos estão disponíveis um pouco por todo o lado, e alguns centros locais especializaram-se em cursos que recebem estudantes de todo o mundo.
Tradução a partir do folheto "Welcome to Wales - Croeso i Gymru".
This entry was posted
on terça-feira, 14 de abril de 2009
at terça-feira, abril 14, 2009
and is filed under
Europa
. You can follow any responses to this entry through the
comments feed
.