Festa do Cinema Italiano

Posted by TELEMAQUIA in


8½ Festa do Cinema Italiano está de volta para a segunda edição Elio Germano, Gianfranco Cabiddu, Gianni di Gregorio e Patrizia Laquidara entre os convidados.

A programação da segunda edição da 8½ Festa do Cinema Italiano, que decorrerá em Lisboa entre 2 e 9 de Abril e no Porto a 4 e 5 de Abril, já foi anunciada. Ao longo de oito dias serão exibidos vinte filmes entre ficção, documentário, curtas e longas metragens.

O melhor da produção cinematográfica recente de Itália regressa a Lisboa, e este ano também ao Porto, para dar a conhecer uma nova geração de realizadores que têm conquistado o público e a crítica, não apenas em Itália, mas também em diversos festivais internacionais.

Destaque desde já para o filme de abertura Il passato è una terra straniera, de Daniele Vicari que será apresentado por Elio Germano, o actor mais conhecido e mais talentoso da nova geração italiana. Shooting Star no Festival de Berlim de 2008, candidato ao European Film Award como melhor actor principal, e mais recentemente integrou o elenco da grande série americana Nine, o remake/musical de Rob Marshall inspirato no “8 e 1\2” de Fellini.

Além de Elio Germano a 8½ Festa do Cinema Italiano contará também com a presença de Gianfranco Cabiddu (que transpôs para a televisão, com grande sucesso, o conto de Marcello Fois Disegni di sangue, e o apresentará ao público português), Gianni di Gregorio (após o sucesso obtido na passada Mostra Internazionale del Cinema di Venezia, depois de ter sido seleccionado em numerosos festivais de cinema e distribuido em mais de 20 países, Pranzo di Ferragosto, será exibido na Festa do Cinema Italiano e apresentado pelo realizador) Davide Manuli (que apresentará o seu Beket uma adaptação completamente pessoal da obra prima becketiana “À Espera de Godot”), o filme Puccini e la Fanciulla, obra que, não por acaso, foi exibida no último Festival de Cinema de Veneza juntamente com as duas últimas curtas-metragens de Manoel de Oliveira, Romance de Vila do Conde e “O Vitral e a Santa Morta”) e Alina Marazzi (a reconhecida realizadora documental italiana vem apresentar o seu documentário Vogliamo anche le rose, filme que reconstrói o movimento feminista em Itália até ao final dos anos setenta).

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema volta a associar-se à Festa do Cinema Italiano organizando, em parceria com o festival, a Retrospectiva Cinema da Sardenha, que dará a conhecer um dos fenómenos mais relevantes da recente cinematografia italiana. Desde a alguns anos para cá, a Sardenha é o teatro de uma nova efervescência artística que reuniu autores de várias gerações como Salvatore Mereu, Gianfranco Cabiddu e o jovem Enrico Pau. Esta retrospectiva irá recolher o património cinematógrafico da ilha, a partir do início do século até aos nossos dias. A retrospectiva tem início no 6 de Abril, com a exibição do filme Disamistade – Inimicizia, de Gianfranco Cabiddu que vem a Lisboa apresentar o seu filme e fazer a abertura deste ciclo que se prolonga até Maio.

E também a não perder nesta segunda edição da 8½ Festa do Cinema Italiano o concerto que Patrizia Laquidara dará no dia 6 de Abril, no Cabaret Maxime, em Lisboa. Em poucos anos, a cantora de origem siciliana chamou a atenção do público graças a uma extrema sensibilidade e a uma elegância melódica excepcionais, que lhe permitiram participar em importantes eventos musicais, orgulhar-se de prestigiosas colaborações (Antonella Ruggiero, Arto Lindsay, Ben Mandelson) e ganhar popularidade, graças à sua colaboração na banda sonora do filme Manuale d’Amore, de Giovanni Veronesi e ao sucesso do seu último álbum Funambola (2007).

Para mais informações:

This entry was posted on sexta-feira, 3 de abril de 2009 at sexta-feira, abril 03, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Enviar um comentário